É possível aprender inglês mais rápido?
Aprender inglês é uma tarefa demorada. A gente passa dias lendo e fazendo exercícios, estudando com o dicionário e repetindo as palavras mais difíceis do inglês incansáveis vezes até a língua decidir fazer os movimentos certos, e conseguirmos pronunciar aqueles sons tão diferentes do português. Estudos sugerem que o estudante precisará de 1200 horas de estudo até dominar o idioma.
Você, querendo acelerar o processo e já sair lendo aquele autor estrangeiro ou assistir o filminho favorito sem legenda, logo pensa: Existe alguma forma mais rápida de aprender inglês? Veremos.
Primeiramente é preciso entender qual é o seu motivador ao estudar inglês. É a tão sonhada viagem a outro país? Morar fora do Brasil? Pretende ganhar uma promoção no trabalho, e só dominando outro idioma conseguirá isso? Esse grande objetivo deve estar em seu pensamento como foco capaz de nunca te fazer parar de estudar. Dessa forma, não encontrará obstáculos e sempre achará tempo para estudar. Então foco no seu objetivo.
Além disso, existem algumas dicas aplicáveis ao seu cotidiano e que vão te ajudar a aprender inglês. De início, não procure estudar os assuntos mais difíceis, ou seja, evite abraçar temas complexos demais em relação ao seu nível de inglês. Caso contrário, você acabará desmotivado ao encontrar obstáculos quase impossíveis — estude aumentando gradualmente a dificuldade sem pular fases.
Outra dica bem prática é manter um caderno e caneta sempre a disposição. Quando se deparar com frases e palavras ainda desconhecidas, tome nota e não esqueça de procurar o significado mais tarde. Tornando isso rotina, conseguirá aumentar gradualmente a quantidade de palavras conhecidas sem nem perceber e com menos esforço.
Não fique com dúvidas. No momento em que surgir algo novo, e você não souber, aproveita a oportunidade para formular perguntas sobre o tema e interrogue seu professor e ou aquele amigo ou colega com mais conhecimento sobre o idioma. Se fizer isso em inglês, estará praticando e ampliando o conhecimento.
Como perceberam, a melhor forma de acelerar o processo de aprendizado é tornar o uso do inglês mais natural e constante sem botar muita pressão em si mesmo. Em outras palavras: pratique sempre e não se puna por, em alguns momentos, encontrar conteúdos realmente difíceis, pois eles existem e exigirão esforço até serem compreendidos.