Porque os seus colaboradores precisam de Inglês?
Em momentos difíceis da economia brasileira, é comum o empreendedor perguntar a melhor forma de investir o seu dinheiro para manter o bom funcionamento da empresa. Gastos desnecessários são cortados e, muitas vezes, oportunidades de investimento são desperdiçadas por temor em investir em algo que não dê resultados.
Porém uma empresa só permanece sadia e crescendo quando o gestor investi recursos nela, e um dos investimentos mais acertivos é em pessoas. O colaborador é quem vai produzir e manter funcionando a empresa, por isso a importância do constante aperfeiçoamento dos funcionários.
E são inúmeras as formas de atualizar quem trabalha na empresa. Uma delas é com aulas de inglês. Aprender uma segunda língua traz vantagens tanto para pessoa como para a empresa. Nós vamos litar aqui alguns benefícios trazidos pelo ensino de inglês.
Se você se interessar, saiba que nós da Speakeasy temos o método de ensino In Company, ou seja, um professor capacitado irá até a empresa para ensinar inglês aos funcionários de maneira prática e focada em suas necessidades.
Quatro motivos para investir em inglês para seus colaboradores:
1 – Novos mercados e negócios
O inglês é a língua principal do mercado internacional. Empresas estrangeiras, mesmo as Chinesas, quando negociam com empreendimentos ao redor do mundo utilizam o inglês como língua padrão. Além disso, com o uso da internet, é possível vender todo tipo de produto direto para o público de fora do país – e esse fala, em sua maioria, o inglês.
Com funcionários capacitados a falar o idioma, será mais fácil a comunicação com um público estrangeiro e ampliar suas possibilidades de venda. Muitos países estão vivendo um bom momento financeiros, e as pessoas e empresas possuem dinheiro para gastar. Já pensou em vender seus produtos em dólar?
2 – Contratar funcionários mais capacitados
Temos muitas pessoas capacitadas no mercado de trabalho nacional, porém não o bastante para suprir a necessidade das empresas. Ou seja, as empresas gigantes acabam ficando com os funcionários mais bem preparados.
Um ambiente interno bilíngue abre oportunidades para trazer colaboradores capacitados de outros países. Eles poderão trazer novas soluções ao empreendimento e, por viverem em outra realidade, têm experiências capazes de enriquecer a cultura interna do seu negócio, além de possíveis contatos comerciais que podem trazer.
3 – Mais especialização e conhecimento
Infelizmente nosso país tem um deficit no conhecimento. Mesmo que se desconsidere os cursos de capacitação, já que é possível encontrar muita coisa boa, a quantidade de material produzido em inglês que não chega no Brasil ou demora anos para vir até aqui é impressionante. Como exemplo: oitenta por cento da internet atualmente está em inglês.
Como isso impacta nos empreendedores brasileiros? Bom, devemos lembrar que conhecimento é poder e, quanto mais tiver, mais fácil é tomar uma decisão acertiva. Imagina que você está passando por um problema e não consegue encontrar a solução. Talvez alguém na Inglaterra tenha passado pela mesma dificuldade, achou a solução e escreveu um artigo para ajudar outras pessoas. Infelizmente você não terá acesso a esse conhecimento se não souber inglês.
Funcionários capacitados a entender inglês terão mais ferramentas para aperfeiçoarem suas capacidades profissionais e, dessa forma, aprimorar o funcionamento da empresa.
4 – Motivar colaboradores
Manter os funcionários da empresa é bom para todos. Pesquisas dão conta de que colaboradores motivados produzem 50% mais do que os desmotivados e, muitas vezes, apenas um bom salário não é o bastante para conseguir esse efeito. É necessário trazer outros benefícios ao colaborador.
Ter um curso de inglês na própria empresa é ótimo para isso, pois, além dos motivos já citados, os colaboradores terão mais vontade de ir ao trabalho e permanecer na empresa – uma vez que aprender inglês é benéfico para os próprios colaboradores.